CABRITO-LEAKS : .. Banco BIC avança com ação contra marido de Isabel dos Santos …

Banco BIC avança com ação contra marido de Isabel dos Santos

LAVA JATO : .. Destruir o covil de ladrões …

O banco do qual Isabel dos Santos é acionista, com direitos suspensos, avançou em tribunal com um processo para cobrar uma dívida milionária ao empresário Sindika Dokolo, marido da filha do antigo presidente angolano

O Banco BIC, que opera com a marca EuroBic, avançou com uma ação de execução contra Sindika Dokolo.

Questionado pelo Expresso sobre este processo, o empresário e marido de Isabel dos Santos, não respondeue um seu porta-voz indicou que o também colecionador de arte não faria comentários.

A ação do banco BIC contra Sindika Dokolo deu entrada esta quinta-feira no Tribunal da Comarca de Lisboa e tem o valor de 4,56 milhões de euros. Também o banco BIC optou por não fazer comentários sobre o sucedido, como é habitual entre as instituições financeiras, tratando-se de casos sobre clientes específicos.

A ação de execução poderá ter avançado por incumprimento de alguma das empresasde Sindika Dokolo cujos empréstimos com o BIC estivessem cobertos por um aval pessoal.

Recorde-se que Sindika Dokolo é acionista da empresa suíça de joalharia De Grisogono, bem como da empresa holandesa Exem Energy, que é acionista da também holandesa Esperaza (com 40%), que por sua vez detém 45% da Amorim Energia, a qual é dona de 33,34% da Galp.

A posição indireta de Sindika Dokolo (e Isabel dos Santos) na Galp é, assim, de 6%, mas este mês as autoridades holandesas congelaram a participação do empresário na Exem Energy, no quadro de uma investigação sobre aquela sociedade.

E também decidiram obrigar Dokolo a abandonar a administração da Esperaza.

A De Grisogono, por seu turno, entrou em falência no final de janeiro, dias depois de o consórcio jornalístico ICIJ, de que o Expresso faz parte, ter lançado as revelações do projeto Luanda Leaks, sobre como Isabel dos Santos construiu o seu império empresarial, aproveitando as relações com o Estado angolano, inclusive com a Sonangol, da qual Isabel dos Santos chegou a ser presidente até 2017.

A história da entrada angolana na De Grisogono remonta a 2010, quando o gestor de empresas de Isabel dos Santos, Mário Leite da Silva, convenceu Sindika Dokoloa investir na empresa suíça de joalharia, em parceria com a estatal angolana Sodiam.

Em 2012 a Sodiam contraiu um empréstimo de 120 milhões de $$ dólares junto do BIC, garantido pelo Estado angolano, dinheiro esse que foi canalizado para a empresa maltesa Victoria Holding Limited (repartida entre Sindika Dokolo e a Sodiam), para concretizar a aquisição da De Grisogono.

No final de dezembro do ano passado a Justiça angolana decretou o arresto das contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, de Sindika Dokolo e de Mário Leite da Silva no Banco de Fomento Angola (BFA),

Banco Internacional de Crédito (BIC), Banco Angolano de Investimentos (BAI) e Banco Económico, além das participações que os três tinham no BIC, Unitel, BFA e ZAP Media.

Em janeiro Isabel dos Santos iniciou um processo de venda da participação de 42,5% que tem no EuroBic (25% através da portuguesa Santoro Financial Holding e 22,5% através da maltesa Finisantoro Holding Limited).

Esse processo arrancou depois de o próprio BIC ter deliberado suspender Isabel dos Santos e os seus representantes do exercício de quaisquer funções e direitos enquanto acionista, na sequência das revelações do Luanda Leaks.

Já este mês o projeto FinCEN Files, uma nova investigação do consórcio ICIJ, mostrou que Isabel dos Santos foi alvo de dois relatórios sobre atividades

LAVA-JATO EM ANGOLA …

suspeitas em 2013 nos Estados Unidos, um do JP Morgan e outro do Standard Chartered.

Em causa estiveram transferências ligadas à Unitel e De Grisogono.

Os FinCEN Files mostram ainda que de uma amostra de 120 transações monitorizadas em relatórios sobre atividades suspeitas relativamente a Portugal houve 99 operaçõesque envolveram o banco BIC (do qual Isabel dos Santos é acionista), no valor somado de 26,9 milhões de dólares

EXPRESSO

AO- 24 Horas 26 de setembro de 2020

 

 

LAVA JATO : Jornal inglês revela, que Isabel dos Santos é proprietária de uma mansão de 15 milhões de $$ dólares em Londres …

CABRITISMO : .. Quê família é essa ?..

COVID-19 : MALÁRIA matou mais de 2.500 pessoas em ANGOLA …

LAVA JATO : Negócio de USD 300 milhões $$,.. embaraça Juiz do Supremo : “.. Agi como facilitador” …

CABRITISMO : .. Procurador JOÃO MARIA de SOUSA,.. voltou a FUGIR …

DITADURA : .. HELENA TEKA, OS FACTOS E OS CRIMES … – Rui Verde

CABRITISMO : JOAO-MARIA de SOUSA,.. Ex-PGR actuou como empresário tendo FALSIFICADO certidão comercial …

LAVA JATO : .. um fardo chamado,.. JOAO-MARIA de SOUSA …

LAVA JATO : « Tarde ou cedo, são eles que acabarão na cadeia »… – Rafael Marques –

MAKUTA NKONDO : .. diz que Adalberto Costa Júnior é um dirigente cheio de blá blá blá,.. censurada na Rádio Despertar…

SINDIKA DOKOLO : .. O…”Oligarq-ismo” .. “Colecionar-ismo”,.. e… e.. “Cabrit-ismo” ?..

ANGOLA : .. from Colonization to KLEPTOCRACY : .. a history of Angola …

CABRITO-LEAKS : .. Tantos estrangeiros governando Angola, JÁ ARREPIA & faz de nos o diablo negro …

KLEPTO-MANIA : SIC notifica empresa ligada a LOPO DO NASCIMENTO …

EPIDEMIA : Angola a braços com febvre malária… que já matou até agosto mais de 4.000 pessoas !..

CABRITO-CRACIA : .. Os generais de José Eduardo dos Santos que delapidaram o erário e continuam impunes …

O Cabritismo ?…

   Send article as PDF   
Outubro 4th, 2020 Por
Partilhar
Partilhar